O Portugal Blue Digital Hub - PBDH é um dos 11 Polos de Inovação Digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs, conforme despacho do Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, publicado no dia 25 de junho de 2021. O Polo é coordenado pela Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português.
O Portugal Blue Digital Hub tem como objetivo catalisar a transformação digital do Cluster do Mar Português, estimulando o empreendedorismo e a atração de investimento estrangeiro para o sector, assim como a qualificação e a formação em competências digitais, com especial foco no desenvolvimento de serviços baseados em inteligência artificial. Em simultâneo, o Polo também se focará na promoção da digitalização do setor público na área do Mar.
Após avaliação por um painel internacional de peritos independentes, a proposta de projeto do PBDH foi reconhecida pela sua "elevada qualidade num processo de avaliação altamente competitivo".
O PBDH é um polo de inovação para
todos os sectores da economia azul - desde uma empresa de pesca, de transformação de pescado, de turismo ou de shipping. O tecido empresarial azul português terá à disposição um conjunto de serviços que possibilitarão:
. Às PME implementar a transformação digital dos seus processos produtivos;
. Criar novos modelos de negócio monetizando o mar com base na descarbonização e circularidade dos processos;
. Financiar startups digitais da economia azul
sustentável;
. Criar novos serviços e infraestruturas para os negócios digitais da economia digital;
. Catalisar a criação de uma fileira industrial da
economia azul digital em Portugal.
O Selo de Excelência atribuído ao PBDH
é um selo de qualidade atribuído pela Comissão a propostas que foram avaliadas num convite à apresentação de propostas ao abrigo de um instrumento da União e consideradas conformes com os requisitos de qualidade desse instrumento da União, mas que não puderam ser financiadas devido a restrições orçamentais.
Esses projectos são considerados merecedores de financiamento e podem receber apoio de outras fontes de financiamento da União ou nacionais. O certificado do Selo de Excelência reconhece o valor da proposta e ajuda outros órgãos de financiamento a aproveitar o processo de avaliação de alta qualidade da Comissão. O certificado do Selo de Excelência indica informações básicas sobre a proposta, o edital e o proponente, para além de demonstrar compromisso político exibindo as assinaturas dos respecticvos Comissários.
Sem comentários:
Enviar um comentário