sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Companhias de navegação coreanas querem navios movidos a energia nuclear


As principais companhias marítimas coreanas, incluindo a HMM, Sinokor e H-Line Shipping, fizeram parceria para avançar com planos de desenvolver navios mercantes movidos a energia nuclear.

Mais especificamente, foi assinado um acordo para estabelecer uma base cooperativa para comercialização futura por meio do desenvolvimento e demonstração de tecnologia atómica para propulsão de grandes navios com foco em reactores de sal fundido (MSRs). 

As partes também concordaram em trabalhar na promoção da segurança da operação do sistema de energia nuclear-marítimo, bem como projectar a estrutura regulatória relacionada. No início de janeiro, a Samsung Heavy Industries (SHI) informou que concluiu o projecto conceitual da barcaça compacta do reactor de sal fundido (CMSR), uma instalação flutuante para centrais nucleares offshore, recebendo a certificação básica do American Bureau of Shipping.

A barcaça de energia CMSR é um novo conceito de instalação de geração de energia que fornece eletricidade e energia térmica gerada pela tecnologia de pequeno reactor de sal fundido no mar para a terra.

O reactor de sal fundido é um tipo de reactor nuclear onde o principal refrigerante é um sal fundido ou até mesmo o combustível pode ser um mistura de sais. Podem funcionar a temperaturas mais altas que reactores refrigerados a base água aumentando a sua eficiência termodinâmica, e ao mesmo tempo mantendo baixa pressão de vapor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Memorando de entendimento entre os Portos de Sines, Roterdão e Duisport.

Hoje será a assinatura de Memorando de Entendimento entre os Portos de Sines, Roterdão e Duisport e a empresa Madoqua. O Ministro das Infr...