segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Mitsui em projecto de navio que produz hidrogénio a partir de energia dos ventos


A previsão do lançamento do navio produtor de hidrogénio é para o ano de 2024, sendo parte do projecto Wind Hunter da empresa japonesa

A gigante japonesa Mitsui O.S.K Lines (MOL) vai empreender no ocidente, mais especificamente no Brasil. O projecto da vez é um navio, equipado com diversas velas rígidas, que produzirá hidrogénio. O empreendimento será lançado no ano de 2024 e faz parte do portfólio da empresa que busca aplicações para energia eólica e combustível a partir do hidrogénio.

Os navios utilizados no empreendimento da empresa japonesa vão ser equipados com velas rígidas e dobráveis, utilizadas em navios capazes de absorver energia dos ventos fortes que geram hidrogénio.

Assim, com toda a tecnologia equipada, o navio não precisaria de abastecimento, sendo ele assistido com uma propulsão a vento juntamente com o hidrogénio produzido.

Além de todo o aparato de velas rígidas, o navio também vai possuir turbinas subaquáticas que vão gerar energia eléctrica que seria utilizada para efectuar electrólise com a água do mar e produzir hidrogénio. O armazenamento do hidrogénio será num tanque na forma de metilciclohexano líquido (MCH).

Se caso os ventos estiverem fracos no momento da navegação, o navio poderia utilizar  hidrogénio produzido para o abastecimento próprio e continuar navegando. O empreendimento está sendo planeado pela empresa japonesa para que o navio seja 100% autónomo, sem intervenção humana a bordo, sendo controlado com tecnologia digital.

De acordo com a empresa japonesa: “Até 2030, esperamos construir um grande navio cargueiro produtor de hidrogénio com emissão zero. Ainda há muitos desafios a serem resolvidos, mas assumir desafios é o que fazemos na Mitsui O.S.K. Lines, e esta é uma jornada que traçará uma rota directa para o futuro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Governo dos EUA injecta 580M€ nos Portos.

O Governo norte-americano, através da MARAD - Administração Maritima do Departamento dos Transportes dos EUA, revelou planos para investir 5...