quinta-feira, 16 de abril de 2020

Shipping de contentores na pior crise de capacidade de sempre


As companhias marítimas de transporte de contentores estão a deparar-se com uma enorme vaga de cancelamento de serviços, no seguimento da pandemia COVID-19. A Alphaliner estima que nas próximas semanas a frota inactiva atinja mais de 3 milhões de TEU.
No início de Março, quando a pandemia já estava a exercer consequências nefastas em grande parte do globo, a frota inactiva já se cifrava nos 2,46 milhões de TEU, um valor que não tem parado de crescer com as restrições impostas a um nível cada vez mais global, de forma a conter a propagação do vírus.
A COVID-19 está a obrigar o fecho de muitos mercados em todo o mundo e os impactos no shipping estão a ser nefastos, naquela que pode já ser considerada a maior crise que o sector alguma vez enfrentou.
«O cancelamento de viagens à larga escala pode levar a uma frota inactiva de porta-contentores superior aos 3 milhões de TEU nas próximas semanas, naquela que é a pior crise de capacidade que a indústria do shipping de contentores alguma vez viu», pode ler-se no relatório da Alphaliner.
Muitos dos serviços à escala global com grande capacidade vão ser cancelados no segundo trimestre do ano, incluindo os já confirmados cancelamentos de dois dos principais serviços da aliança 2M, que contavam com 12 navios de 23.000 TEU de capacidade na ligação entre a Ásia e o Norte da Europa.
«Nenhum segmento de mercado será poupado, com os cortes de capacidade anunciados em quase todas as rotas chave», refere a Alphaliner.
Por outro lado, os navios maiores serão colocados em rotas menores, onde substituirão navios de menores dimensões – o que levará a que muitas companhias naveguem com navios com uma taxa de ocupação longe da sua capacidade máxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Galeão de Vasco da Gama pode ter sido encontrado ao largo do Quénia

O arqueólogo subaquático Alexandre Monteiro afirma que há provas de que o navio naufragado em Malindi, no Quénia, é o galeão São Jorge, nauf...