Quem quiser ir a quatro mil metros de profundidade observar os destroços do paquete terá de desembolsar no mínimo 98 mil euros (86 mil libras).
A oferta é de uma empresa britânica. A Blue Marvel Private propõe excursões ao Titanic num pequeno submarino onde cabem no máximo três turistas.
O programa começa na Terra Nova, Canadá, embarcando os turistas num helicóptero em direcção a um iate, onde passam dois dias em sessões de orientação sobre tudo o que se relaciona com o Titanic e com a exploração que estão prestes a iniciar.
Podem ajudar a tripulação a planear a viagem, operar com o sonar e a usar os sistemas de navegação submarinos.
Ao terceiro dia, a aventura começa realmente. Em grupos de três, os turistas embarcam num pequeno submarino feito de titânio e fibra de carbono que desce até ao Titanic e depois "passeia" em redor, iluminando os destroços com um poderoso projector.
O Titanic, na altura o maior paquete do mundo (cerca de 270 metros de comprimento), afundou-se no Atlântico Norte depois de ter batido num iceberg, na noite de 14 de Abril de 1912, quando fazia a sua viagem inaugural, ligando Southampton (Inglaterra) a Nova Iorque (EUA). Morreram 68% das 2224 pessoas a bordo (ou seja, 1514 pessoas, numa percentagem de 50/50 entre passageiros e tripulantes).
A bordo iam algumas das pessoa mais ricas do mundo mas também centenas de emigrantes ingleses e irlandeses que rumavam aos EUA em busca de uma vida melhor.
Fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário