As Nações Unidas celebraram o Dia Mundial dos Oceanos e chamaram a atenção para os perigos enfrentados pela vida marinha. Cerca de 20 milhões de toneladas de plástico são despejadas anualmente nos mares, ameaçando animais aquáticos e também humanos que se alimentam de frutos do mar.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou no Dia Mundial dos Oceanos – que a preservação dos mares é fundamental para a manutenção da vida na Terra. O chefe da ONU destacou que os oceanos contribuem para a regulação do clima, além de oferecerem recursos naturais e alimentos para biliões de pessoas.
“Embora os oceanos pareçam infinitos, a sua capacidade de resistir às actividades humanas é limitada, particularmente porque eles também enfrentam as ameaças colocadas pelas mudanças climáticas”, destacou Ban Ki-moon.
Em 2016, as celebrações do Dia Mundial contaram com o tema “Oceanos saudáveis, planeta saudável”. Actividades na sede das Nações Unidas em Nova Iorque e em outras partes do mundo vão chamar atenção para os riscos associados ao despejo de cerca 20 milhões toneladas de plástico nos mares por ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário