É um retrato do surf, de Portugal para o mundo e do resto do mundo de volta a Portugal. O protagonista, o fio condutor desta viagem, é Nicolau von Rupp. Ou Nicolas. Ou "Nic", simplesmente "Nic", para saltar a barreira linguística. Aos 24 anos, o surfista português atravessa um dos melhores momentos da carreira e o bloco de documentários My Road Series também serve para o atestar. O primeiro segmento, One City, já está disponível online.
Pai alemão, mãe suíça, não é uma tarefa fácil para Nicolau von Rupp rotular-se a si mesmo. Nasceu em Lisboa, é certo, mas as ondas da vida já o conduziram a diferentes paragens. “Diria que me sinto 70% português e 30% alemão. O meu irmão nasceu nos EUA, o meu pai viveu lá durante muito tempo. É difícil descrever o que sinto. É uma mistura”, expõe no primeiro documentário, assinado por Gustavo Imigrante e Dinis Sottomayor.
"Nic" é apenas um dos nomes da geração dourada do surf português, da geração que agarrou pela primeira vez a palavra profissionalismo e que tem conquistado adeptos mesmo em praias longínquas. E esse tributo também perpassa por One City, mais concretamente pelos testemunhos e pelo talento de Tiago Pires, Frederico Morais ou Vasco Ribeiro.
Neste documentário inaugural, viajamos de Lisboa até Los Angeles numa reflexão sobre o crescimento do surf em Portugal e sobre a forma como os europeus têm conseguido afirmar-se além-fronteiras. Como cartão-de-vista, "Nic" deixa uma sugestão a quem quiser aventurar-se nas praias lusitanas: "Se vierem por um mês, terão pelo menos uma semana de grandes ondas em Supertubos”.
O "senhor que se segue" em My Road Series é o segmento Two Islands, que antecede Three Deserts e Four Cliffs. O propósito é sempre o mesmo: mergulhar nas profundezas do surf e descodificá-lo tanto quanto possível.
Fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário