A Autoridade do Canal do Panamá anuncia para Abril de 2016 uma nova forma de cálculo das portagens, que pela primeira vez prevê descontos para os porta-contentores.
Segundo a proposta, as portagens aplicadas aos porta-contentores passarão a ser calculadas em função dos TEU, os graneleiros por TDW e toneladas métricas, os petroleiros por toneladas métricas, os navios de cruzeiros pela lotação e os butaneiros em função dos metros cúbicos.
Este tarifário será aplicado ao canal existente, assim como à terceira linha de tráfego que estará disponível quando acabarem as obras de ampliação, com a construção das novas eclusas, que permitirão a navegação por navios de maiores dimensões.
O novo sistema de portagens do Canal do Panamá prevê, pela primeira vez, um programa de fidelização dirigido aos operadores de porta-contentores, em que as companhias obterão uma redução de tarifas mediante o volume de TEU transportados.
As portagens aplicadas aos porta-contentores no Canal do Panamá não são mexidas desde 2011.
A Junta Directiva do Canal do Panamá aceita comentários à proposta até 9 de Fevereiro, e tem como objectivo implementar a nova estrutura de portagens em Abril de 2016.
Fonte: T e N
Sem comentários:
Enviar um comentário