Mas agora apareceu uma nova esperança para estes animais, alguns investigadores desenvolveram um dispositivo que pode salvar a vida de muitos golfinhos em todo o mundo.
Cristina Davis e alguns dos seus colegas investigadores da National Marine Mammal Foundation em San Diego, da UC Davis Department of Mechanical and Aerospace Engineering e do Chicago Zoological Society’s Mote Marine Laboratory em Sarasota, Florida, juntaram-se para desenvolver um dispositivo que pode ser colocado na bolha do golfinho, de modo a determinar o seu estado de saúde de uma forma não evasiva.
Como funciona?
O dispositivo recolhe e congela a respiração do animal num tubo isolado, sendo depois analisados os metabólitos presentes na respiração. Através destes metabólitos podem ser retiradas informações sobre a dieta destes animais, a sua actividade, exposições ambientais e até mesmo doenças.
Pelo facto destes animais serem “respiradores explosivos”, enchendo a sua capacidade pulmonar a 90% em menos de 1 segundo, é o suficiente para ser feita uma análise à sua saúde.
Depois da criação deste dispositivo, os investigadores criaram perfis padrão associados a golfinhos saudáveis. Agora, analisando outros golfinhos, é possível comparar os seus metabólitos com estes padrões, de forma a perceber se o animal sofre de algum tipo de doença.
Esta técnica não serve só para golfinhos, podendo ser utilizada noutro tipo de mamíferos marinhos.
Com certeza, estes investigadores manterão toda a sua atenção virada para a preservação destes magníficos animais. Mas será este dispositivo importante para a monitorização e para o salvamento da espécie?
Fonte: pplware
Sem comentários:
Enviar um comentário