Um estudo encomendado pelo Governo garante que existem 15 grandes actores globais interessados numa concessão do terminal de contentores planeado para a Trafaria.
De acordo com o Diário Económico, entre os interessados encontram-se operadores globais, armadores, agentes marítimos e logísticos híbridos e investidores financeiros.
A maioria dos interessados são asiáticos e incluem a Hutchinson de Hong Kong, DP World de Dubai, PSA de Singapura, já presente em Sines, ou a Eurogate, presente em Hamburgo e parceira da Liscont na gestão do porto de Lisboa. Estas empresas são conglomerados globais no sector do tráfego portuário e são especializados no negócio da estiva, com a gestão de terminais a ser a fonte de receita mais relevante, explica o Económico.
O estudo da consultora AT Kearney indica que existem vantagens na concessão a estes operadores devido à "elevada eficiência na estão da operação, fruto da especialização da actividade de estiva".
Além dos operadores globais, também existem armadores interessados na concessão como a MSC - Mediterranean Shipping Company, a Hanjin da Coreia do Sul, a Evergreen da Formosa, a K Line do Japão ou a OOCL empresa cotada em Hong Kong.
Fonte: Dinheiro Vivo.
Fonte: Dinheiro Vivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário