Uma parada náutica, a primeira que se realiza na baía da capital madeirense, uma exposição fotográfica, conferências e a inauguração de um mural integram as comemorações do primeiro centenário do porto do Funchal, a 13 de Agosto.
O programa, elaborado pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM), foi hoje apresentado, com a presidente deste organismo, Alexandra Mendonça, afirmou que o objectivo é realçar a importância do porto do Funchal que, “durante muitos anos, foi a única porta de entrada e saída da ilha”.
A responsável convidou a população a associar-se às comemorações e a “participar no convívio”, salientando que o programa inclui, nesta vertente, animação à beira-cais, uma zona reservada do porto do Funchal, ligações marítimas com o cais da cidade efectuadas pela lancha-piloto e visitas ao navio-patrulha ‘Cacine’, do dispositivo naval da Marinha na Região.
Alexandra Mendonça destacou que será também inaugurado um mural com o nome de todos os trabalhadores envolvidos na construção do porto ao longo do tempo.
O programa conta com a colaboração do Centro de História do Atlântico (CEHA), tendo o investigador madeirense Alberto Vieira mencionado que está a ser preparado um conjunto de conferências que contam a história do Porto do Funchal, a acontecerem até maio do próximo ano.
Adiantou que a 13 de Agosto será disponibilizado um anuário sobre a história do porto do Funchal e passarão a ser publicados boletins divulgando vários aspectos relacionados com esta cidade portuária.
Outra entidade que colabora com o evento é o Museu Vicentes, que vai apresentar uma exposição “que narra a evolução do porto do Funchal”, com imagens do seu espólio, mencionou a directora do núcleo, Helena Araújo.
O Clube Naval do Funchal está empenhado na organização da parada náutica, “a primeira que acontece na região”, disse António Cunha, desta estrutura associativa, referindo que terá lugar pelas 19:00, dento do porto, podendo participar todos os tipos de embarcações.
Também o Parque Natural da Madeira está envolvido no programa, focado em divulgar “boas práticas ambientais”.
Fonte: Noticias ao Minuto.
Sem comentários:
Enviar um comentário