quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Novo concurso de 30M€ reforça portos açorianos com rebocadores de propulsão eléctrica.


A Portos dos Açores abriu um concurso internacional de 30 milhões de euros para a aquisição de dois rebocadores totalmente eléctricos, visando a modernização sustentável das infraestruturas de Ponta Delgada e da Praia da Vitória.

As novas unidades, com uma capacidade de tracção de 70 toneladas, substituirão embarcações com mais de vinte anos de serviço, integrando postos de carregamento em terra para suporte operacional. A decisão assenta na estratégia de descarbonização da Região Autónoma, aproveitando a elevada quota de energias renováveis na rede eléctrica açoriana. Com certificação para navegação ilimitada, estes rebocadores estarão aptos não só para manobras de escolta e acostagem de grandes navios, mas também para missões de salvamento e combate a incêndios.

A renovação da frota, que passará a contar com cinco unidades, exige tecnologia de ponta para operar nas exigentes condições marítimas do Atlântico Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LusoSpace desenvolve o “Waze dos Oceanos”.

A empresa de engenharia portuguesa, que há pouco mais de duas décadas dava os primeiros passos num contexto de quase absoluta inexistência d...