terça-feira, 12 de agosto de 2025

Norte Surf Fest regressa para celebrar o mar e a cultura do surf


Entre 26 e 28 de Setembro, Matosinhos e o Porto voltam a ser o epicentro das celebrações ligadas ao mar, acolhendo a segunda edição do Norte Surf Fest. O evento junta desporto, sustentabilidade, inovação, bem-estar e inclusão, reunindo actividades que vão desde o surf adaptado a acções ambientais, passando por homenagens, debates e desafios desportivos de nível internacional.

Um dos momentos altos será a homenagem ao surfista nortenho Abílio “Billy” Pinto, pioneiro da modalidade em Portugal, impulsionador de campeonatos internacionais e criador da sua própria marca de pranchas. Esta evocação terá lugar no ciclo “Conversas à Nortada”, espaço de diálogo e partilha de histórias ligado à história e evolução do surf nacional.

No plano competitivo, o festival contará com duas provas de destaque: o Surf Challenge, destinado a convidados ligados ao surf do Grande Porto, e o OC4 Surfing Challenge, uma competição internacional de canoas havaianas que promete atrair atletas e público de várias origens.

As Surf Talks serão outro ponto de atracção, com sessões no Forte de S. Francisco Xavier e no Terminal de Cruzeiros de Leixões. Entre os nomes confirmados estão Tom Carroll, lenda australiana do surf; João de Macedo, big rider português e activista; Jess Ponting, especialista em surf sustentável; Pedro Pastilha e Emi Koch, ambos com projectos que cruzam intervenção social e preservação ambiental.

Ao longo dos três dias, o programa integra sessões de ioga, oficinas de fotografia, workshops de construção de pranchas em madeira, mercado ao ar livre, música ao vivo e a Surf Expo by Insta360, que este ano se apresenta com o tema “Ondas do Norte”.

A vertente inclusiva do Norte Surf Fest estará presente em actividades dirigidas a instituições sociais da região, bem como em acções para crianças das escolas do Porto e Matosinhos. Entre estas, destaca-se o Surf & Rescue, em parceria com a Associação de Escolas de Surf e o Instituto de Socorros a Náufragos, e as iniciativas de limpeza de praias.

Organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora, e afirma-se como um momento de celebração da cultura do surf, do mar e das suas múltiplas dimensões desportivas, ambientais e comunitárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

China impulsiona o mercado global de contentores apesar das tarifas dos EUA

  Quando em Abril deste ano, os Estados Unidos impuseram tarifas elevadíssimas de até 145 % sobre as importações provenientes da China esper...