terça-feira, 12 de agosto de 2025

Navios chineses colidem durante perseguição a embarcação filipina.


Um navio chinês embateu numa unidade da sua própria guarda-costeira durante uma perseguição a uma lancha de patrulha das Filipinas, no Mar do Sul da China, informou o governo filipino, divulgando imagens impressionantes do episódio.

De acordo com Manila, o incidente ocorreu nas proximidades do disputado Atol de Scarborough, quando a guarda-costeira filipina escoltava embarcações encarregues de distribuir auxílio a pescadores locais.

O porta-voz Jay Tarriela explicou, em comunicado, que o navio CCG 3104, pertencente à guarda-costeira chinesa e que seguia em alta velocidade atrás do BRP Suluan, navio filipino, executou uma manobra perigosa que resultou na colisão com outra embarcação chinesa.

O impacto provocou danos significativos na proa do navio da CCG, deixando-o impossibilitado de navegar. Segundo Tarriela, a tripulação chinesa “nunca respondeu” à oferta de assistência feita pelo lado filipino.

China e Filipinas têm-se envolvido em confrontos regulares no Mar do Sul da China, área quase totalmente reivindicada por Pequim, apesar de uma decisão internacional que considerou não existir fundamento legal para tal pretensão.

Foto: Philippine Coast Guard (PCG) / AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...