terça-feira, 12 de agosto de 2025

Navio-Museu Santo André acolhe novamente o Festival do Bacalhau.


A partir de amanhã à tarde, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, será palco de mais uma edição do Festival do Bacalhau, tendo o Navio-Museu Santo André como anfitrião. O evento prolonga-se até domingo e promete cinco dias repletos de iniciativas culturais, históricas e gastronómicas.

Entre as 10h00 e as 22h00, quem visitar o navio terá acesso a um bilhete especial de apenas 1,50 euros. Logo no primeiro dia, serão inauguradas duas mostras temporárias dedicadas à presença feminina na indústria bacalhoeira: “Virar o Bacalhau: as mulheres das secas” e “As mulheres e a pesca do bacalhau”.

Diariamente, pelas 19h00, antigos tripulantes de navios dedicados à pesca do bacalhau irão conduzir visitas comentadas, partilhando memórias e episódios da vida no mar. Entre eles estarão Armando Graça Caçador (redeiro), Manuel Luís Santos (salgador), David Pequeno (maquinista), Rui Franco (capitão) e João Cândido Agra (ajudante de cozinheiro).

Na sexta-feira, dia 15, decorrerá o roteiro turístico “Do Grande Banco à nossa mesa”, que, entre as 15h00 e as 23h30, levará os participantes a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, o Navio-Museu Santo André e o Centro de Religiosidade Marítima, culminando no próprio festival, onde será servida uma degustação seguida de jantar.

O último dia, domingo, reserva a tradicional “Volta aos Cais em Pasteleira”, com início às 17h00, junto ao Cais Bacalhoeiro, junto à empresa Barents. A iniciativa, apoiada pela associação Quinto Palco, encerra simbolicamente o certame.

Durante todo o festival, entre as 13h00 e as 20h00, a “Cabine da Memória da Pesca do Bacalhau” estará aberta para recolher depoimentos de antigos tripulantes, mulheres que trabalharam nas secas e outros profissionais ligados à fileira do bacalhau, preservando assim um património imaterial de grande valor para a história marítima portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

China impulsiona o mercado global de contentores apesar das tarifas dos EUA

  Quando em Abril deste ano, os Estados Unidos impuseram tarifas elevadíssimas de até 145 % sobre as importações provenientes da China esper...