O Governo definiu dois projectos de grande envergadura para o sector portuário nacional que, juntos, representam um investimento de 1 338 milhões de euros. Trata-se da expansão do Porto de Leixões e da construção do novo Terminal Vasco da Gama, em Sines, que, no seu conjunto, correspondem a cerca de 44 % do montante global de 3 056 milhões de euros destinado à ampliação da capacidade portuária prevista para o período de 2025 a 2035.
O Terminal Vasco da Gama, em Sines, exigirá um investimento estimado em 701 milhões de euros, dos quais 560 milhões deverão ser assegurados através de uma nova concessão pública. Este concurso já havia sido lançado no passado, mas não obteve a adesão esperada. Por seu lado, a expansão do Porto de Leixões implicará 637 milhões de euros, sendo que 430 milhões provêm igualmente de uma concessão do respectivo terminal de contentores.
Estes dois empreendimentos inserem-se na Estratégia Portos 5+, que contempla um investimento global próximo dos 4 000 milhões de euros para modernizar e expandir as infraestruturas portuárias do País. O plano prevê que 75 % do valor total, equivalente a 2 941 milhões de euros, seja financiado por capitais privados, ficando o restante a cargo das autoridades portuárias e de fundos comunitários. O objectivo é reforçar a posição de Portugal como plataforma logística de referência, melhorando a capacidade operacional, a competitividade e a sustentabilidade do sistema portuário ao longo da próxima década.
Sem comentários:
Enviar um comentário