Um incêndio de grandes proporções deflagrou a bordo do Stratford ( na foto ), um navio porta-contentores com capacidade para 8 533 TEU, registado na Libéria e ao serviço da rota China–Índia Express 3 (CIX3), afretado pela OOCL e operado pela empresa alemã Oltmann D GmbH & Co KG. O sinistro teve lugar em alto-mar, a cerca de 190 milhas náuticas a noroeste do recife Yongshu, numa zona de tráfego marítimo intenso no Mar do Sul da China.
O incêndio teve origem em quatro contentores e motivou uma resposta imediata das autoridades marítimas chinesas. O Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Hainan coordenou uma operação de emergência que envolveu embarcações especializadas, nomeadamente o navio Nanhai Rescue 116 e helicópteros, com o objectivo de controlar o fogo e resgatar a tripulação. Graças à eficácia da intervenção, os 25 tripulantes de nacionalidade estrangeira foram todos resgatados em segurança, não se tendo registado vítimas ou feridos graves.
O incêndio foi totalmente extinto, após uma longa batalha. Posteriormente, foram realizadas inspecções térmicas a bordo que confirmaram a inexistência de focos de calor residuais até à noite de 1 de Agosto. O navio permanece à tona e está agora sob escolta, com acompanhamento técnico, a fim de garantir que possa prosseguir a sua viagem em segurança.
Este incidente veio sublinhar, uma vez mais, os riscos associados ao transporte marítimo de carga em grande escala, bem como a importância de sistemas de resposta rápida e eficaz em situações de emergência. A pronta actuação das equipas de salvamento permitiu evitar perdas humanas e ambientais, numa das rotas comerciais mais estratégicas do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário