quinta-feira, 24 de julho de 2025

Volumes de contentores Ásia-Europa com máximos históricos.


De acordo com a JIFFA – Associação Japonesa dos Transitários Internacionais, as exportações de contentores da Ásia para a Europa registaram um crescimento anual de 16% em Maio, totalizando 1,81 milhões de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés).

Este é o terceiro mês consecutivo de crescimento e representa o maior volume mensal de sempre, conforme dados do Centro Marítimo do Japão. No acumulado entre Janeiro e Maio, as exportações atingiram 7,95 milhões de TEUs, o que representa um aumento de 10,5% face ao mesmo período do ano anterior.Este crescimento foi observado em todas as regiões asiáticas. As exportações da China e Hong Kong subiram 15,7%, alcançando 1,43 milhões de TEUs. A região da Ásia do Norte cresceu 11,6%, enquanto o Sudeste Asiático teve uma subida expressiva de 21,8%.

Do lado europeu, o Norte da Europa liderou na recepção de contentores, com um aumento de 17,6%, totalizando 1,13 milhões de TEUs. As remessas para o Mediterrâneo Oriental cresceram 14,2%, e para o Mediterrâneo Ocidental, 12,9%. Em contraste, as importações da Europa para a Ásia continuaram a sua trajectória descendente, com uma queda de 10,3% em Maio, para 485.831 TEUs, o nono mês consecutivo de declínio. As exportações do Norte da Europa para a Ásia caíram 9,3%, situando-se nas 331.930 TEUs. As provenientes do Mediterrâneo Ocidental diminuíram 16,6%, enquanto as do Mediterrâneo Oriental registaram um decréscimo de 8,3%.

A nível asiático, a China importou 230.334 TEUs, o que representa uma queda de 11%. O Sudeste Asiático viu as suas importações descerem 15,1%, e o Nordeste Asiático registou uma ligeira diminuição de 2,9%.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VLCC: Quais as maiores companhias globais no transporte de petróleo bruto?

Os VLCC (Very Large Crude Carriers), ou navios petroleiros de grande porte, desempenham um papel essencial na dinâmica do comércio internaci...