quarta-feira, 2 de julho de 2025

Armador Sul-Coreano HMM com plano de expansão para Algeciras.


O armador sul-coreana HMM apresentou uma carta de intenções para expandir o seu terminal em Algeciras, Espanha. O projecto, submetido à Autoridade Portuária de Algeciras, contempla um investimento de 150 milhões de euros (cerca de 177 milhões de dólares). A HMM contribuirá com 35 milhões de euros, enquanto o restante será financiado pela CMA CGM — segundo maior accionista do terminal — juntamente com financiamento externo.

O terminal TTIA, uma instalação semi-automatizada, foi adquirido na totalidade pela HMM em 2017. Actualmente, ocupa uma área de 300.000 m² e tem uma capacidade anual de movimentação de 1,6 milhões de TEU. A Fase 1 da expansão prevê o aumento da área para 460.000 m² e a elevação da capacidade para 2,1 milhões de TEU até 2028.

Está também planeada uma Fase 2, que permitirá aumentar ainda mais a capacidade para 2,8 milhões de TEU. Para apoiar esta visão a longo prazo, a HMM irá prolongar os seus direitos de operação do terminal de 2043 até 2065, o que representa uma extensão do contrato por mais 22 anos. O terminal serve actualmente navios de grande porte da HMM, com capacidade para 24.000 TEU.

Situado num ponto estratégico entre o Mediterrâneo e o Atlântico, Algeciras é um dos principais centros de transbordo do sul da Europa, desempenhando um papel fundamental nas ligações entre a Ásia e a Europa. Esta expansão insere-se numa estratégia mais ampla da HMM de reforçar a sua presença global no sector de terminais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desvios de rotas aumentaram perda de contentores no Mar

Apesar de a tendência geral mostrar melhorias na redução de contentores perdidos no mar, o ano de 2024 registou um aumento significativo des...