Foi no SMM em Hamburgo ( A principal feira mundial do Shipping, com mais de 2000 expositores e cerca de 40.000 visitantes de todo o mundo ), que o Instituto de Pesquisa e Design de Navios de Xangai da CSSC - China State Shipbuilding Corporation, apresentou um projecto para um navio porta-contentores que pode quebrar o recorde mundial de capacidade, ou seja com mais 3.000 TEUs a mais que o maior porta-contentores actual.
A CSSC já recebeu aprovação em princípio para este navio porta-contentores, que irá utilizar bicombustível de GNL de 27.500 teus, que ao tornar-se realidade, irá ultrapassar a MSC, que detem porta-contentores com 24.346 TEU.
A onda de crescimento nos últimos anos do segmento contentorizado, tem tido efeito na renovação e expansão das frotas dos maiores armadores mundiais, tendo a capacidade dos navios quadriplicado desde do inicio do ano 2000.
Actualmente, os maiores porta-contentores tem efectuado a rota Ásia-Europa, sendo que as restantes rotas tem sido ocupadas com os mais flexíveis porta-contentores de 16.000 TEU.
A aposta deste projecto no GNL está em linha com a estratégia da maioria dos armadores, que tem transitado para um novo paradigma ecológico para cumprir as metas ambientais.
Sem comentários:
Enviar um comentário