quarta-feira, 8 de maio de 2024

Europeus e sul-americanos reuniram-se no meio do aumento do crime ligado às drogas


Os ministros europeus reuniram-se ontem com os seus homólogos sul-americanos em Hamburgo, na Alemanha, enquanto a Europa enfrenta a escalada da violência relacionada com as drogas.

Os principais portos europeus estão a unir-se depois de a Comissão Europeia ter descrito o aumento das importações de cocaína como uma das mais graves ameaças à segurança que o continente enfrenta.

Nancy Faeser, Ministra do Interior Alemã publicou na rede social X, antes da reunião, afirmando: “Devemos tornar os nossos portos de águas profundas tão seguros que não possam continuar a ser portas de entrada para toneladas de cocaína”, apelando a uma maior cooperação internacional contra os cartéis.

A reunião ministerial incluiu representantes da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha, bem como da agência policial da UE, Europol, e da América do Sul, que é a fonte de grande parte das importações de cocaína da Europa. A Aliança Europeia dos Portos foi criada em Outubro pela Comissão como parte dos seus planos para combater o aumento do crime organizado.

Ocorreu depois de as autoridades terem apreendido 8 toneladas de cocaína em Roterdão, nos Países Baixos, em Agosto – um recorde quebrado apenas duas semanas mais tarde, quando as autoridades de Algeciras, em Espanha, apreenderam 9,5 toneladas. As quantidades de droga apreendidas em Hamburgo, um dos portos mais movimentados da Europa, triplicaram, atingindo quase 44 toneladas em 2023, segundo o Ministério do Interior alemão.

Isto tem sido acompanhado por um aumento da violência relacionada com gangues, cujas vítimas incluem crianças – para não mencionar milhares de consumidores de drogas europeus que morreram de overdose.

Na passada sexta-feira, a ministra do Interior belga, Annelies Verlinden, indicou que alguns criminosos já estavam a mudar de comportamento para responder ao reforço da segurança, com cargas ilícitas de barcos de pesca antes de chegarem ao porto de Antuérpia.

Em Fevereiro, a Costa Rica, que se tornou um importante centro de tráfico de drogas com destino à Europa, recorreu a Bruxelas em busca de ajuda, enquanto enfrenta o seu próprio aumento de assassinatos relacionados com o tráfico. Em Março, a polícia francesa prendeu mais de 190 pessoas como parte de uma vasta operação antidrogas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cabos submarinos podem trazer mais investimento estrangeiro para Portugal

Quase 1,4 milhões de quilómetros de cabos submarinos no fundo dos oceanos e mares asseguram entre 97% e 99% do tráfego de internet em todo m...