terça-feira, 16 de abril de 2024

Governo português insiste na libertação do MSC Aries na reunião com embaixador iraniano


O Embaixador da República Islâmica do Irão foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, esta terça-feira de manhã.

O diplomata iraniano encontrou-se não com o MNE, mas com o Director-Geral de Política Externa, que reiterou “de forma veemente e categórica a condenação do recente ataque realizado contra o Estado de Israel”, informou o Governo através de um comunicado da tutela.

“O Governo português manifestou a sua profunda preocupação com a escalada do conflito na região, apelando à máxima contenção”, lê-se ainda.

Na reunião, o diretor-Geral de Política Externa aproveitou também para exigir novamente a libertação imediata do navio MSC Aries, com bandeira portuguesa, mas sem tripulantes nacionais, capturado no Estreito de Ormuz, desde sábado passado.

“Foi igualmente exigida a libertação da tripulação, que deve ser condignamente tratada enquanto o navio se mantiver capturado, dado não se considerarem consistentes as explicações até agora fornecidas”, acrescentou o Executivo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros aguardará agora os resultados desta diligência formal e avaliará, “em função disso”, tomar ou não passos adicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...