terça-feira, 16 de abril de 2024

Aquário Vasco da Gama liberta 300 peixes nativos de Água Doce.


O AVG - Aquário Vasco da Gama, órgão cultural da Marinha Portuguesa, libertou 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale), no rio Sizandro, em Runa, Torres Vedras.

Estes peixes nativos pertencem a uma espécie nativa e única de Portugal que existe exclusivamente nos rios da região Oeste: Sizandro, Alcabrichel e Safarujo. Os exemplares que serão libertados são descendentes de peixes selvagens do rio Sizandro que se reproduziram em tanques ao ar livre no AVG.

Participaram nesta actividade alunos da Escola Básica de Runa e da Escola Profissional Agrícola de Torres Vedras, e tem o apoio do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e da Junta de Freguesia de Runa.

Este Projecto de Conservação, aprovado pelo ICNF, tem como objectivos contribuir para o reforço das populações selvagens ameaçadas pelas secas extremas, pela poluição da água e pela destruição da vegetação nativa e sensibilizar as populações locais para a defesa do património natural constituído pela água dos rios, florestas ribeirinhas e seus habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...