segunda-feira, 8 de abril de 2024

Espanha pede a Bruxelas para activar plano para mitigar os efeitos negativos do EU ETS.


Óscar Puente, Ministro dos Transportes e da Mobilidade Sustentável, Óscar Puente, numa reunião em Bruxelas a pedido da Espanha, pediu para que fosse analisado a nível europeu, sobre o impacto da extensão do regime de comércio de emissões EU ETS, ( em Português, RCLE ), sobre o transporte marítimo e apontar medidas para mitigar o seu efeito.

Durante essa mesma reunião, o Ministro espanhol que tutela os transportes, pediu urgência para uma revisão da directiva europeia lançada no passado dia 1 de Janeiro, dado o impacto negativo que garante já existir no shipping e na actividade dos transportes europeus. 

Dentro deste âmbito, apresentou também aos seus homólogos, uma declaração para exigir ao Executivo Europeu a activação de uma série de medidas cujo objectivo é mitigar a curto prazo, as consequências deste sistema, como por exemplo, desvios de rota.

A declaração apresentada  levanta a necessidade de ampliar o alcance do mecanismo de revisão previsto na directiva, monitorizando não só as alterações de trânsito, mas também as probabilidades de desvios, além de accionar medidas preventivas quando existe uma ameaça iminente de alterações no trânsito. Desta forma, a declaração inclui as solicitações e preocupações expressas tanto pelos países da zona mediterrânica como pelo próprio sector portuário.

O objectivo final é identificar riscos, activar iniciativas de curto prazo para impedir o desvio de navios para portos de países terceiros e criar uma rede conjunta de recolha de dados. Óscar Puente manifestou a sua “preocupação com os riscos de fuga de carbono, perda de competitividade portuária e perda de controlo sobre a soberania comercial da União Europeia, devido ao desvio do tráfego marítimo para portos vizinhos não europeus para evitar os custos do ETS ”

Em Portugal, o antigo governo tinha-se batido sobre esta questão e o seu potencial negativo no sector portuário. O novo governo, em funções tão recentes, ainda terá de analisar o que poderá ser feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...