segunda-feira, 8 de abril de 2024

Houthis do Iémen continuam atacando navios ocidentais


As forças Houthi no Iémen afirmaram ontem que lançaram foguetes e drones contra navios britânicos, norte-americanos e israelitas, na mais recente campanha de ataques a navios em apoio aos palestinianos na guerra de Gaza. 

O grupo alinhado ao Irão disse que tinha como alvo um navio britânico e uma série de fragatas dos EUA no Mar Vermelho, enquanto no Mar Arábico e no Oceano Índico atacou dois navios israelitas que se dirigiam para portos em Israel.

As operações ocorreram durante as últimas 72 horas, afirmou o porta-voz militar Houthi, Yahya Saree, num comunicado efectuado na TV, sem fornecer muitos mais detalhes sobre os ataques. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos também têm lançado ataques retaliatórios contra os Houthis. As forças dos EUA destruíram um sistema móvel de mísseis terra-ar numa área controlada pelos Houthi do Iémen afirmou o CENTCOM - Comando Central dos EUA (CENTCOM). 

As forças dos EUA também abateram um veículo aéreo não tripulado sobre o Mar Vermelho, afirmou o comunicado, acrescentando que um navio da coligação também detectou, enfrentou e destruiu um míssil anti-navio. Nenhum ferimento ou dano foi relatado. Anteriormente, a empresa de segurança britânica Ambrey disse ter recebido informações indicando que um navio foi atacado no domingo no Golfo de Aden, cerca de 102 milhas náuticas a sudoeste de Mukalla, no Iémen.

Separadamente, um míssil caiu perto de um navio no Golfo de Aden no domingo, mas não houve danos ao navio ou ferimentos à tripulação no incidente, 59 milhas náuticas a sudoeste do porto iemenita de Aden, afirmou a UKMTO - Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...