As forças Houthi no Iémen afirmaram ontem que lançaram foguetes e drones contra navios britânicos, norte-americanos e israelitas, na mais recente campanha de ataques a navios em apoio aos palestinianos na guerra de Gaza.
O grupo alinhado ao Irão disse que tinha como alvo um navio britânico e uma série de fragatas dos EUA no Mar Vermelho, enquanto no Mar Arábico e no Oceano Índico atacou dois navios israelitas que se dirigiam para portos em Israel.
As operações ocorreram durante as últimas 72 horas, afirmou o porta-voz militar Houthi, Yahya Saree, num comunicado efectuado na TV, sem fornecer muitos mais detalhes sobre os ataques. A Grã-Bretanha e os Estados Unidos também têm lançado ataques retaliatórios contra os Houthis. As forças dos EUA destruíram um sistema móvel de mísseis terra-ar numa área controlada pelos Houthi do Iémen afirmou o CENTCOM - Comando Central dos EUA (CENTCOM).
As forças dos EUA também abateram um veículo aéreo não tripulado sobre o Mar Vermelho, afirmou o comunicado, acrescentando que um navio da coligação também detectou, enfrentou e destruiu um míssil anti-navio. Nenhum ferimento ou dano foi relatado. Anteriormente, a empresa de segurança britânica Ambrey disse ter recebido informações indicando que um navio foi atacado no domingo no Golfo de Aden, cerca de 102 milhas náuticas a sudoeste de Mukalla, no Iémen.
Separadamente, um míssil caiu perto de um navio no Golfo de Aden no domingo, mas não houve danos ao navio ou ferimentos à tripulação no incidente, 59 milhas náuticas a sudoeste do porto iemenita de Aden, afirmou a UKMTO - Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido.
Sem comentários:
Enviar um comentário