A NEMO terá sede em Londres e iniciará oficialmente as suas actividades no 2º trimestre de 2024. A associação visa auxiliar os reguladores nucleares e marítimos no desenvolvimento de padrões e regras apropriados para a implantação, operação e desmantelamento de energia nuclear.
Nos membros inaugurais da NEMO encontram-se: Os estaleiros HD Korea Shipbuilding and Offshore Engineering, Onomichi Dockyard, Vard Group; as empresas especializadas Lloyd's Register, Bureau Veritas e RINA; empresa de manufactura BWXT Advanced Technologies; empresas de tecnologia nuclear TerraPower, Core Power, Westinghouse Electric Company; e os consultores JEIL Partners.
O Presidente inaugural do NEMO, Mamdouh el-Shanawany, ex-chefe da Secção de Avaliação de Segurança da AIEA e Director Nuclear Global do Lloyd's Register, disse acreditar que NEMO será uma voz valiosa e influente para a energia nuclear nos navios. “Convidamos todas as partes interessadas que partilham a nossa visão e valores a juntarem-se a nós e fazerem parte desta aliança dinâmica e virada para o futuro”, afirmou.
NEMO pretende fornecer uma plataforma para os seus membros estabelecerem redes e facilitar uma ligação funcional entre reguladores para promover o desenvolvimento e o intercâmbio de melhores práticas em tecnologias nucleares avançadas.
O Vice-presidente da NEMO, Mikael Boe, e também CEO da Core Power, comentou: “Estamos ansiosos para trabalhar através da NEMO com membros que pensam da mesma forma para facilitar a adoção de uma verdadeira tecnologia de emissões zero no sector marítimo, mantendo ao mesmo tempo a mais alta segurança, proteção, e padrões ambientais.”
NEMO planeia realizar eventos regulares, workshops, webinars e publicações para os seus membros e para o público em geral, incitando outras associações industriais, órgãos governamentais, instituições académicas e organizações da sociedade civil a promover a causa da energia nuclear nos navios.
Sem comentários:
Enviar um comentário