segunda-feira, 8 de abril de 2024

Criada a NEMO - Nuclear Energy Maritime Organisation

A NEMO terá sede em Londres e iniciará oficialmente as suas actividades no 2º trimestre de 2024. A associação visa auxiliar os reguladores nucleares e marítimos no desenvolvimento de padrões e regras apropriados para a implantação, operação e desmantelamento de energia nuclear.

Nos membros inaugurais da NEMO encontram-se: Os estaleiros HD Korea Shipbuilding and Offshore Engineering, Onomichi Dockyard, Vard Group; as empresas especializadas Lloyd's Register, Bureau Veritas e RINA; empresa de manufactura BWXT Advanced Technologies; empresas de tecnologia nuclear TerraPower, Core Power, Westinghouse Electric Company; e os consultores JEIL Partners.

O Presidente inaugural do NEMO, Mamdouh el-Shanawany, ex-chefe da Secção de Avaliação de Segurança da AIEA e Director Nuclear Global do Lloyd's Register, disse acreditar que NEMO será uma voz valiosa e influente para a energia nuclear nos navios. “Convidamos todas as partes interessadas que partilham a nossa visão e valores a juntarem-se a nós e fazerem parte desta aliança dinâmica e virada para o futuro”, afirmou.

NEMO pretende fornecer uma plataforma para os seus membros estabelecerem redes e facilitar uma ligação funcional entre reguladores para promover o desenvolvimento e o intercâmbio de melhores práticas em tecnologias nucleares avançadas.

O Vice-presidente da NEMO, Mikael Boe, e também CEO da Core Power, comentou: “Estamos ansiosos para trabalhar através da NEMO com membros que pensam da mesma forma para facilitar a adoção de uma verdadeira tecnologia de emissões zero no sector marítimo, mantendo ao mesmo tempo a mais alta segurança, proteção, e padrões ambientais.”

NEMO planeia realizar eventos regulares, workshops, webinars e publicações para os seus membros e para o público em geral, incitando outras associações industriais, órgãos governamentais, instituições académicas e organizações da sociedade civil a promover a causa da energia nuclear nos navios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...