segunda-feira, 8 de abril de 2024

Projecto de Exportação de Hidrogénio pelo Porto de Sines cancelado.


A iniciativa H2Sines.Rdam, um projecto proposto de hidrogénio verde de 400 MW no Porto de Sinee que tinha como objectivo enviar H2 líquido para a Holanda, foi discretamente descartado.

A instalação do projecto, que estava a ser desenvolvida pela Engie e Shell, com o apoio da Vopak ( Especialista em tanques de armazenamento), e a Anthony Veder ( Especialista em Shipping de gás), estava na calha para ter uma subvenção "galáctica", por parte de um dos fundos de inovação da União Europeia, dado a importância dada actualmente a este tipo de projectos, devido à prioridade a nível europeu na questão  da descarbonização.

A decisão já tomada no ano passado, é confirmada agora de forma oficial. Um Porta-Voz da Engie afirmou que: "Dada a falta de regulamentação clara e considerando a actual maturidade do mercado-alvo, bem como a ausência de infraestruturas suficientes, os diferentes parceiros do projecto tomaram a decisão de encerrar o projecto em Portugal  no passado mês de Outubro de 2023". Já o outro parceiro principal do projecto, a Shell, através de um porta-voz afirmou: “Depois de concluir um estudo de viabilidade com parceiros do consórcio, desistimos do projecto em Portugal no ano passado porque concluímos que não era economicamente viável”.

O projecto teve o cunho do então Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que presidiu inclusive à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os parceiros que inintegravam o projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...