A iniciativa H2Sines.Rdam, um projecto proposto de hidrogénio verde de 400 MW no Porto de Sinee que tinha como objectivo enviar H2 líquido para a Holanda, foi discretamente descartado.
A instalação do projecto, que estava a ser desenvolvida pela Engie e Shell, com o apoio da Vopak ( Especialista em tanques de armazenamento), e a Anthony Veder ( Especialista em Shipping de gás), estava na calha para ter uma subvenção "galáctica", por parte de um dos fundos de inovação da União Europeia, dado a importância dada actualmente a este tipo de projectos, devido à prioridade a nível europeu na questão da descarbonização.
A decisão já tomada no ano passado, é confirmada agora de forma oficial. Um Porta-Voz da Engie afirmou que: "Dada a falta de regulamentação clara e considerando a actual maturidade do mercado-alvo, bem como a ausência de infraestruturas suficientes, os diferentes parceiros do projecto tomaram a decisão de encerrar o projecto em Portugal no passado mês de Outubro de 2023". Já o outro parceiro principal do projecto, a Shell, através de um porta-voz afirmou: “Depois de concluir um estudo de viabilidade com parceiros do consórcio, desistimos do projecto em Portugal no ano passado porque concluímos que não era economicamente viável”.
O projecto teve o cunho do então Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que presidiu inclusive à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os parceiros que inintegravam o projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário