sábado, 13 de abril de 2024

Corredor Marítimo Coatzacoalcos - Sines em marcha.


A anunciada intenção de Portugal e México estabelecer um corredor marítimo entre o porto de Coatzacoalcos, no Golfo do México, e o porto de Sines, em Portugal, passou da intenção à formalização.

O corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines será uma rota marítima privilegiada que fortalecerá as cadeias de produção entre ambos os países, bem como entre a América do Norte e a União Europeia. Contribuirá, de igual forma, para a exportação, o armazenamento e a distribuição de energia, com o objetivo de contribuir para a segurança energética da Europa.

O corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines ligar-se-á ao Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT), que liga o porto de Coatzacoalcos (Veracruz), na costa do Atlântico, ao porto de Salina Cruz (Oaxaca), na costa do Pacífico, proporcionando maior segurança e previsibilidade ao comércio internacional, num momento em que o desenvolvimento de novas cadeias de abastecimento para os mercados internacionais é indispensável.

Os dois países tinham apresentado o projecto, no Fórum Global Gateway, em Bruxelas, e tinham destacado que o corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines está alinhado com as linhas programáticas da estratégia Global Gateway para promover rotas de transporte sustentável entre a Europa e seus parceiros globais, diversificar o abastecimento de energia à Europa e investir na mitigação e resiliência climática, bem como contribuir para o processo de transição energética.

Com este memorando, ficam reforçadas as relações entre os dois países, criando oportunidades de negócios e de cooperação, fortalecendo uma agenda económica conjunta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...