quarta-feira, 13 de março de 2024

Union Maritime com propulsão assistida pelo vento aos novos petroleiros LR2

 

A Union Maritime, sediada no Reino Unido, encomendou a instalação de velas rígidas para dois dos seus novos petroleiros LR2, colocando a empresa na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia assistida pelo vento no sector de petroleiros de maior porte. 

Até agora, a maioria das aplicações da propulsão assistida pelo vento têm ocorrido nos segmentos de navios maiores e mais pequenos, mas o interesse na indústria continua elevado para encontrar tecnologias de curto prazo que contribuam para a descarbonização. Os novos navios-tanque, em construção no estaleiro SWS  -  Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, na China, contarão cada um com três WindWings desenvolvidos pela BAR Technologies e estão sendo considerados os “tanques de longo alcance mais ecológicos e eficientes” do setor. A BAR relata que as velas rígidas têm potencial para economizar até 1,5 toneladas de combustível e cerca de 5 toneladas de CO2 por asa por dia em rotas globais típicas.

Os navios devem ser entregues em julho e novembro de 2025, de acordo com a Union Maritime, como parte do seu programa de construção naval.  Os petroleiros LR2, vindos da China, virão cada um equipado com três velas rígidas. A BAR explica que os seus WindWings operam em conjunto com um sistema de optimização de rota que ajusta as velas rígidas com base nas condições do vento, velocidade e rumo da embarcação, tudo sem comprometer a velocidade da embarcação. 

As empresas de navegação estão a recorrer às tecnologias disponíveis e à modernização dos navios para ajudar a alcançar a primeira fase da necessária redução das emissões. A maioria sente que a meta de 30% pode ser alcançada com tecnologias disponíveis, como optimização de rotas, retrofits na proa e hélices, bem como adição de dutos de popa e uso de tintas e revestimentos para reduzir o atrito do casco. A adição da propulsão assistida pelo vento acrescenta outro elemento que um número crescente de companhias marítimas está explorando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...