O período de testes de seis meses do Pyxis Ocean, um navio de classe Kamsarmax adaptado com dois WindWings, confirmou poupanças relevantes de combustível, mencionado o potencial da tecnologia de propulsão assistida pelo vento para apoiar os esforços de descarbonização da indústria do shipping.
O navio, propriedade da empresa de navegação japonesa MC Shipping (controlada pela Mitsubishi Coporation) e fretado pela empresa suíça Cargill, obteve um desempenho consistente com o previsto – equivalente a uma média de 3 toneladas de combustível por dia, segundo a Cargill.
“Estamos encorajados com os resultados e aprendemos muito sobre a implementação da propulsão assistida pelo vento em navios graneleiros”, comentou Jan Dieleman, presidente do negócio de transporte marítimo da Cargill. “Nunca poderíamos ter feito isso sozinhos – BAR Technologies e MC Shipping… foram parceiros fantásticos para tornar o Pyxis Ocean uma realidade, assim como o capitão e a tripulação. Estamos na vanguarda da mudança na indústria naval e acreditamos que as tecnologias que aproveitam o vento podem ser uma forma importante e económica de atingir os nossos objectivos de descarbonização a curto, médio e longo prazo.”
O Pyxis Ocean atingiu águas abertas em agosto de 2023. Durante os primeiros seis meses de testes, o navio graneleiro navegou pelo Oceano Índico, Oceano Pacífico, Atlântico Norte e Sul, e passou pelo Cabo Horn e pelo Cabo da Boa Esperança.

Sem comentários:
Enviar um comentário