A Capital Energy, é uma empresa espanhola com 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de energia eólica e solar ambiental, com sede em Madrid, e que em Portugal, está representada através da Infinita Energia, com sede em Santarém.
A empresa espanhola submeteu três projectos eólicos offshore a uma avaliação de impacto ambiental, sendo que todos os projectos estão em consulta pública até ao próximo dia 17 de outubro.
O primeiro projecto, denominado Barlavento, encontra-se localizado ao largo da Figueira da Foz, sendo que os aerogeradores mais próximos da costa situam-se, a norte, a cerca de 51 km de Mira, e a sul, a 43 km de Quiaios. Possui uma capacidade total de 2.400 MW, divididos em quatro lotes com 600 MW cada (40 aerogeradores de 15 MW). Aproximadamente 10% da energia produzida está relacionada com a produção de hidrogénio verde, com os restantes 90% a destinarem-se à injecção na rede eléctrica, isto de acordo com as projecções do estudo de impacto ambiental.
O segundo projeto denominado Caravela, fica localizado na área ao largo de Caminha-Viana do Castelo. O projecto conta com dois lotes, cada um com 600 MW cada, com 40 aerogeradores de 15 MW, num total de 1.200 MW, sendo que em termos de distribuição, 90 MW destinam-se à produção de hidrogénio verde com os restantes 510 MW a destinarem-se à injecção na rede. Os aerogeradores mais próximos da costa situam-se, a norte, a cerca de 14 km de Vila Praia de Âncora (Caminha), e a sul, a cerca de 15 km da Areosa (Viana do Castelo)”.
O terceiro projecto, denominado Âncora, fica localizado ao largo de Leixões-Vila Nova de Gaia, encontrando-se o memesmoctualmente em fase de Estudo Prévio tendo realizado estudos tecno-económicos e de planeamento, sendo que irá ter uma potência total de 765 MW, com 51 aerogeradores de 15 MW cada. Em termos de capacidade, 510 MW vão servir para injetar na rede, com 255 MW a destinarem-se à produção de hidrogénio verde.

Sem comentários:
Enviar um comentário