quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Peixe-leão está dominando o oceano Atlântico e isso preocupa especialistas



Cientistas estão preocupados com a destruição causada por uma espécie de apetite voraz: o peixe-leão (Pterois volitans). Esses animais são um dos maiores invasores das águas dos Estados Unidos e têm causado um desequilíbrio ecológico no Oceano Atlântico, em especial nos ecossistemas da costa leste norte-americana até ao Golfo do México.
Num estudo publicado no jornal Marine Ecology Progress Series, cientistas explicaram como ocorre o ataque dos peixes-leão: eles lançam um jacto de água a partir da boca e engolem a sua vítima por inteiro. O movimento é tão rápido, que mesmo os peixes que estão próximos não percebem.
“É na verdade bem difícil descrever como um peixe-leão se alimenta, pois ele o fazem num segundo”, afirmou Kristen Dahl, investigador da Universidade da Flórida, ao portal Live Science.
Biólogos acreditam que os animais têm dominado a cadeia alimentar devido ao factor surpresa: a espécie é criada tradicionalmente em aquários, então é uma novidade na natureza e acaba não sendo reconhecida por outros peixes como uma ameaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...