sábado, 3 de agosto de 2019

Tartaruga Quinas já tem data de regresso ao Mar


A Tartaruga-de-couro, de nome Quinas, resgatada no passado dia 20 de junho, na Meia Praia em Lagos, esteve a ser reabilitada no Porto D’Abrigo – Centro de Reabilitação do Zoomarine e vai ser devolvida ao mar no próximo dia 7 de agosto.

Segundo Élio Vicente, biólogo do Zoomarine, “foi lançada uma plataforma online que não é gerida pelo Zoomarine, mas sim por três pessoas que vivem em Lisboa, para fazer uma recolha de fundos para patrocinar a oferta ao Zoomarine, ao Quinas, de um aparelho de satélite para fazer o acompanhamento dele quando voltar ao mar”.
“O grupo destas três pessoas estava cá no Algarve precisamente dois dias depois do Quinas ter chegado, viram o animal, ficaram sensibilizados e fizeram essa proposta ao Zoomarine, que obviamente colaborou com eles”, explica.
O responsável recorda que “em 2009 já fizemos um projeto do género com três tartarugas que mandámos ao mar, que se chamava “Operação Regresso Adiado”.
As pessoas vão poder acompanhar o percurso do animal
Através desta tecnologia, “as pessoas podem acompanhar online o percurso do animal, pois são criados mapas interativos em tempo real”, sendo que “sabemos exatamente onde é que o animal está, a que velocidade nadou, a que profundidade mergulhou, se está a nadar a favor ou contra a corrente, a temperatura à superfície e dos sítios onde ele mergulha, etc”, explica o biólogo.
A campanha chama-se “Mãos ao Mar, vamos acompanhar o Quinas na viagem da sua vida”.
A tartaruga Quinas vai ser devolvida ao mar no próximo dia 7 de agosto. A operação vai contar com a colaboração do Zoomarine e da Marinha Portuguesa.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

UE quer punir 11 navios que apoiam a Rússia contra sanções

A UE - União Europeia quer impor sanções contra 11 navios que têm, alegadamente, auxiliado a Rússia a contornar as medidas punitivas tomadas...