sexta-feira, 21 de julho de 2017

Portugal pressionado para não pescar sardinha durante 15 anos

Parecer é do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, o organismo científico que aconselha a União Europeia.


A recomendação é inédita. Um organismo científico de aconselhamento da Comissão Europeia defende que Portugal deve parar por completo a pesca de sardinha, pelo menos, por 15 anos para que o stock regresse a níveis aceitáveis.
Segundo o “Jornal de Negócios” o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, organismo científico que aconselha a União Europeia, não é vinculativo. 
O relatório conclui que o stock de sardinha no mar ibérico está muito abaixo dos limites mínimos, pelo que seria necessário que Portugal e Espanha suspendessem totalmente as capturas durante década e meia para permitir o regresso a níveis aceitáveis.
Em declarações ao jornal, o secretário de Estado das Pescas contesta o parecer por não ter dados actualizados sobre a sardinha em Portugal, mas reconhece que a evolução da população de sardinha na costa nacional é um problema.
Para José Apolinário a redução do stock “é uma consequência directa das alterações climáticas visto que não tem havido um aumento do esforço de pesca”. 
O diário lembra outro parecer, relativo a 2016, onde o mesmo organismo recomendou que as capturas não superassem as 1.584 toneladas e Portugal e Espanha. Mas após negociações com a Comissão Europeia, alcançaram um valor superior, primeiro de 14 mil e depois de 17 mil toneladas.
Em Março, um despacho publicado em “Diário da República” deu a conhecer os valores da captura.
"Portugal e Espanha definiram um total de capturas de 10.000 toneladas de sardinha, até 31 de Julho de 2017, das quais 6.800 toneladas a capturar pela frota portuguesa. Estas medidas de gestão complementam o período de interdição adoptado por ambos os países nos meses de Janeiro e Fevereiro", referia o documento.

Fonte: RR


Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...