terça-feira, 18 de julho de 2017

Economia do mar é o futuro


Numa mensagem em vídeo que abriu as Conferências do Mar, sob o tema “Crescimento Azul”, que decorreu no Pestana Casino Park Hotel, o comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas, destacou o papel do mar no crescimento de Portugal, a Europa e o Mundo.
É no mar que se fará o futuro da economia, é certo, mas Carlos Moedas realça que não haverá meio mais interessante do que o espaço da Macaronésia, mercado cheio de oportunidades, que compõe uma imensa região de influência económica, exigindo forte aposta no conhecimento e inovação, como é exemplo o Observatório do Oceano na Madeira, que inaugurou.
Na abertura dos trabalhos e do primeiro painel, o director geral da Direcção-Geral de Política do Mar da Comissão Europeia, Fausto Brito e Abreu lembra que 2017 está a revelar-se um ano invulgarmente importante para o desenvolvimento da economia azul
Relembrou que Portugal candidatou a receber uma conferencia internacional sobre o Mar em 2020, mas destacou a importância desse nicho que hoje representa em Portugal 3,2% da nossa riqueza (PIB) e 3,1% do emprego .
Daí a importância da extensão a plataforma continental, cujas negociações na ONU, tendo sucesso, trarão acesso a novos recursos e oportunidades, tanto mais para a Madeira e os Açores, pois teremos 80% do nosso mar nas regiões autónomas.
Por isso, acredita, o Investimento em ciência será crucial para conseguir tirar maior proveito e de forma sustentável das riquezas do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...