terça-feira, 18 de julho de 2017

Bloco de gelo com 6 mil quilómetros quadrados solta-se



O aviso para essa possibilidade tinha sido dado há dias e concretizou-se
Um bloco de gelo com quase seis mil quilómetros quadrados - a dimensão do Algarve - desprendeu-se da designada plataforma de gelo Larsen C, da Antártida Ocidental, a sul do continente americano.
A NASA e a Universidade da Califórnia já tinham avisado que o bloco de gelo, um dos maiores de que há registo, estava em vias de se desprender. Estava unido à massa de gelo apenas por cinco quilómetros, com a separação a verificar-se já ao longo de 200 quilómetros.

As partes do bloco que já se desprenderam começaram a deslocar-se para o mar e deixaram as outras "próximas do ponto de ruptura", avisou então o cientista que monitoriza Larsen C, na Universidade de Swansea, no País de Gales, Adrian Luckman. Adrian Luckman admitiu ser difícil de prever a progressão do icebergue no mar. "Pode manter-se como um bloco mas é mais provável que se quebre em fragmentos. Algum do gelo pode permanecer durante décadas na zona, enquanto outras partes do icebergue podem encaminhar-se para norte para águas mais quentes", disse, citado pela agência Reuters.
A separação, porém, não vai afectar o nível do mar, porque o gelo que já se desprendeu já estava no oceano, se bem que alguns cientistas receiam que possa acelerar a desestabilização da Larsen C.
O icebergue, que deverá ganhar o nome de A68, poderá contudo afectar a navegação. Segundo a Agência Espacial Europeia (AEE) e o cientista Noel Gourmelen, da Universidade de Edimburgo, o icebergue será um dos maiores da Antártida, com 1.155 quilómetros cúbicos de gelo, equivalente à água necessária para encher 462 milhões de piscinas olímpicas. A AEE assinalou também que as plataformas vizinhas, Larsen A e Larsen B, experimentaram um processo similar com "fragmentações espectaculares" em 1995 e 2002, respectivamente.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...