sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Ílhavo quer ser referência em investigação na área da aquacultura


Ílhavo acolhe algumas das mais activas aquaculturas do país, estatuto a que deseja associar um pólo de referência na investigação e desenvolvimento para apoiar o sector.
A autarquia aproveita, assim, o impulso anunciado pelo Governo no âmbito do Programa 2020. Para tanto, desafiou a Universidade de Aveiro a instalar o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA),  a que se juntaram também como parceiros a Associação Portuguesa de Aquacultura e a Administração do Porto de Aveiro.
"O protocolo assinado tem todo o significado para Ílhavo. Queremos valorizar a Ria em termos económicos, nomeadamente no desenvolvimento da aquacultura, onde somos campeões na produção de ostras. Há muito caminho para a andar", disse Fernando Caçoilo, no Museu Marítimo de Ílhavo.
"Associando o conhecimento, o centro pode ser a mais valia para as empresas darem o salto. Hoje exportamos metade da produção para França, são eles que têm a mais valia. É produto de excelência, com grande potencial", sublinhou.
A Câmara quer aproveitar o plano Aquacultura +, no âmbito do programa 2020, um momento de investimentos que irá motivar candidaturas para actividades futuras do centro a instalar no Ecomare, na Gafanha da Nazaré, envolvendo como parceiros a Associação Portuguesa de Aquacultura e o Porto de Aveiro, que facultará a antiga depuradora.
O reitor da Universidade de Aveiro mostrou-se agradado pela participação no projecto. "Poderemos testar soluções inovadoras pré-industriais, para desenvolver métodos de produção de aquacultura sustentáveis, ambiental e economicamente", sublinhou


Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...