terça-feira, 11 de outubro de 2016

Festival Mar Adentro regressa.



O festival Mar Adentro regressa este ano com novo fôlego, agora com dois dias, a 14 e 15 de Outubro, reunindo um conjunto de chefs de luxo no Vista Restaurante, situado no Bela Vista Hotel & Spa (Praia da Rocha), para criar a partir do que o mar lhes der.
Cozinhar ao sabor da maré e dos caprichos do mar: é este o desafio aos chefs participantes do Mar Adentro, que são convidados a criar pratos novos, de raiz.
E é o mar quem decide o que eles vão cozinhar. “Só saberemos um dia antes o que o mar nos trouxe para trabalhar e, a partir daí, iremos desenvolver os nossos pratos, podendo ter que usar peixes mais ou menos nobres, mas sempre com o  intuito de nos ‘obrigar’ a criar algo do zero”, explica João Oliveira, anfitrião do evento e chef executivo do Vista.
A ideia de João Oliveira é quebrar as rotinas e os processos criativos dos colegas assim como convidá-los a abandonarem os ingredientes e sabores que lhes são mais familiares: “propus-lhes o desafio de cozinharem de forma espontânea, mais criativa e de improviso, pois esse é também o prazer puro e duro de cozinhar, de que nem sempre podemos desfrutar devido à pressão inerente ao nosso trabalho”.  Mas a regra é válida também para ele, o anfitrião.
Mais uma vez, o grande cúmplice do festival é Pedro Bastos, da Nutrifresco, que habitualmente traz à mesa o melhor dos oceanos, já que este é um evento em que se mergulha na sustentabilidade e em que é o mar que decide o Menu.
Na primeira noite, o jantar será acompanhado de champanhe Henri Giraud, e, na segunda noite, com vinhos biológicos nacionais e internacionais. Os sommeliers de serviço são Miguel Martins, residente do Vista, e António Lopes, do Hotel Conrad Algarve.
E quem são os corajosos capazes de aceitar este desafio sem temer as marés, nesta edição do Mar Adentro?

Na primeira noite, a 14 de Outubro, os chefs responsáveis pelos jantares serão Alexandre Silva (do LOCO, em Lisboa), Rui Silvestre (do Bon Bon no Carvoeiro, com 1* Michelin), João Rodrigues (do Feitoria, em Lisboa, 1* Michelin), e Arnaldo Azevedo (do Palco, no Porto).
Na noite de sábado, dia 15, passam pelo Vista os chefs Miguel Rocha Vieira (da Fortaleza do Guincho, em Cascais, 1* Michelin), Leonel Pereira (do São Gabriel, em Almancil, 1* Michelin), e Carlos Fernandes (chefe de pastelaria do Loco). Nas duas noites, a jogar em casa, estarão o chef João Oliveira e a equipa do Vista, que também porão a mão na massa… e em outros ingredientes.
Cada jantar custa 150 euros por pessoa, com água, vinhos e café incluídos, e é exclusivo para 30 pessoas por noite, com início previsto para as 19h30.
Esta é mais uma oportunidade única para provar a que sabe a nova gastronomia nacional: estarão reunidos alguns dos mais jovens, criativos e talentosos chefs portugueses, com o mar como pano de fundo, a dar uma nova vida aos sabores da nossa costa, sem ensaios e prontos para abraçarem o desfio.
Entretanto, e porque os nossos cozinheiros também merecem ser mimados, Manuel Maldonado, o chef do projeto Ostraria, é o convidado especial para um almoço igualmente especial, no sábado, exclusivo para as equipas e imprensa presente. E o que é que vamos comer? Tudo o que a Ria de Alvor nos der.
Para reservas e mais informações, por favor contactar: +351 282 460 280 ou restaurante@hotel-belavista.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...