terça-feira, 11 de outubro de 2016

Exportação de algas cresce 326% e faz parte do “Mar de Oportunidades”


Um “Mar de Oportunidades” e a economia do mar vão ser discutidos, no dia 13 de Outubro, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos. Um dos temas de destaque da conferência vai ser a exportação das algas que em Portugal que cresceu 326% no ano transacto. Serão ainda abordadas as potencialidades e os cuidados a ter nesta indústria.
A exportação de algas registou um aumento 326% em Portugal em 2015. Segundo os dados divulgados ao Jornal de Notícias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano de 2014 foram vendidas aos países estrangeiros 235 toneladas e no ano anterior registaram-se mil toneladas de algas comercializadas.
Em 2014, a exportação de algas provenientes de Portugal permitiu uma facturação de 908 mil euros e, em 2015, os valores cresceram exponencialmente para 2,35 milhões de euros.
As importações de algas em Portugal diminuíram 70%, descendo as vendas das 222 toneladas, em 2014, para 69 toneladas, no ano passado.
A conferência “Mar de Oportunidades”, que no dia 13 de Outubro decorre no Terminal de Cruzeiros, vai discutir este crescimento e inseri-lo na temática da economia do mar.
O “Mar de Oportunidades” levado a cabo pela Câmara Municipal de Matosinhos vai reflectir sobre a necessidade do sector das algas atingir todo o potencial, sem, no entanto, prejudicar o ecossistema.

Fonte: Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...