domingo, 8 de março de 2015

Nasceu associação Mar7 virada para o Mar


Nasceu em Setúbal uma nova associação, designada MAR7, que pretende contribuir para o desenvolvimento da Economia do Mar no distrito de Setúbal, através de uma posição colaborante e interventiva, focada na renovação da identidade marítima da região e na afirmação do mar nas suas multifacetadas potencialidades.

A relação da região de Setúbal com o mar conduz, muitas vezes, ao passado e à longa tradição marítima, ou ao tempo da navegabilidade do Sado e do seu papel na diversidade de indústrias a ele associadas. A necessidade de alterar o statu quo parece óbvia e premente. A associação surgiu da identificação desta oportunidade para renovar e desenvolver esta relação com o mar, por parte de um grupo de oito sócios fundadores, que decidiram formalizar a vontade comum de abraçar o desafio de valorizar este recurso natural, activo económico gerador de emprego e de iniciativas de natureza cultural.
Integram a Mar7 os seguintes elementos: Paulo Ribeiro, Vitor Caldeirinha, Pedro Dominguinhos, Fernanda Nunes, Fátima Évora, João Paulo Almeida, Bartolomeu Lança e Miguel Menezes.
Os sócios fundadores são cidadãos ligados directa e indirectamente ao mar, que desenvolvem a sua actividade ou residem em Setúbal e querem ver concretizado o desígnio do MAR na região, com investimentos e iniciativas que resultem da conjugação de esforços de empresários empreendedores, empresas estabelecidas e entidades da região, com o apoio dos novos Fundos Comunitários que foram criados para o efeito. Pretende fomentar e facilitar o empreendedorismo no Mar como desígnio principal, visando a criação de valor e emprego, voltando as pessoas para o Mar novamente."
Num distrito rodeado por mar, estuários e rios, a Mar7 assume-se como "fórum para o desenvolvimento da Economia do Mar, com o intuito de coordenar esforços e estratégias potenciadoras de sinergias, de forma a criar valor e dar dimensão à economia marítima e à afirmação interna e externa do distrito".
De entre as suas atribuições, destacam-se as seguintes:
impulsionar o investimento estruturante, qualificante e inovador no domínio do mar; fomentar as actividades marítimas e dos produtos de mar no mercado interno e externo; divulgar o potencial económico por explorar do recurso mar; organizar eventos e missões empresariais associadas ao mar; desenvolver estudos, acções de formação adequadas ao desenvolvimento das actividades marítimas.
O âmbito de actuação da Mar7 inclui as seguintes actividades: pesca, aquicultura, salicultura e indústria de transformação do pescado e distribuição; portos, transportes marítimos e logística; construção naval e reparação naval; áreas ribeirinhas, lazer e desportos náuticos; náutica de recreio e actividades de apoio; marítimo-turísticas e turismo/cruzeiros; formação; energias marinhas; biotecnologias marinhas; exploração do solo e do subsolo marinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...