quinta-feira, 12 de março de 2015

Fundador da Microsoft diz ter achado um dos maiores navios da II Guerra Mundial

O bilionário e co-fundador da Microsoft, Paul Gardner Allen, garante ter descoberto o paradeiro do navio de guerra japonês Musashi, que foi afundado em 1944. O navio encontra-se a uma profundidade de mil metros, próximo da ilha Leite, no Mar de Sibuyan, nas Filipinas.



A construção do Musashi, que acabaria por se tornar um símbolo do poder da marinha japonesa, foi mantida em segredo e foi projectada com toda a tecnologia da época para jamais afundar. Tinha mais de 270 metros, pesava 73 mil toneladas e estava equipado com um grande arsenal bélico.
No entanto, o navio de guerra acabou por ser afundado pelas tropas norte-americanas em Outubro de 1944, com mais de mil pessoas a bordo, numa das grandes batalhas navais da Guerra do Pacífico.
Mais de sete décadas depois, Paul Allen e a sua equipa, que procuravam o navio há oito anos, anunciaram ter detectado supostos destroços do Musashi com a ajuda de um robot a bordo do Octopus, o iate de Allen destinado à exploração e à pesquisa científica.

No Twitter, o co-fundador da Microsoft partilhou fotografias e escreveu: «O navio de guerra Musashi afundado em 1944 foi encontrado a mil metros de profundidade» e «Descanse em paz a tripulação do Musashi, 1.023 vidas foram perdidas». Numa das fotografias partilhadas por Paul Allen é possível ver o crisântemo do selo imperial japonês.


Paul Allen sempre foi fascinado, desde a juventude, com os acontecimentos históricos da II Guerra Mundial, inspirado pelo pai que foi militar. «O Musashi é uma maravilha da engenharia e, como apaixonado por engenharia, tenho um grande apreço pela tecnologia e esforço que estiveram implicados na sua construção», afirmou.
A descoberta ainda não foi confirmada oficialmente, mas o historiador Manolo Quezon, sub-secretário de comunicações da presidência filipina, declarou hoje à agência France Presse que, se sua autenticidade for confirmada, esta será uma grande descoberta histórica. «Seria como encontrar o Titanic, pelo statusdo barco e por seu interesse», disse.


Para além do Musashi, a marinha japonesa tinha outros dois navios deste porte: o Yamato, que naufragou em 1945, na batalha de Okinawa, e o Shinano, que também foi afundado por um submarino da marinha dos Estados Unidos, a 29 de novembro de 1944.

Veja o Vídeo:



Fonte:TSF/Guardian

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...