quinta-feira, 12 de março de 2015

Fish Tour: A pesca da sardinha pode ser atracção turística


Um grupo de investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche avançou com um estudo-piloto onde demonstram que a pesca da sardinha pode tornar-se uma rota turística. O projecto Fish Tour quer levar os turistas a verificarem como se faz esta pesca tradicional.

Pode a pesca da sardinha tornar-se uma atracção turística? O grupo de Investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche acredita que sim.
João Costa, o coordenador do projecto Fish Tour salienta que o objectivo é aliar a tradição e a cultura de Peniche, muito ligada à pesca do cerco, e torná-la num produto turístico.
A ideia é convencer as empresas que se dedicam aos passeios turísticos de barco no mar de Peniche que transportar turistas para verem "in loco" a pesca da sardinha poderá trazer valor económico.
A experiência já foi realizada com um grupo de turistas maioritariamente estrangeiros e da parte dos pescadores tiveram uma recepção calorosa.
Os turistas, por seu lado, deixaram claro neste estudo que repetiriam a viagem e a recomendariam a amigos e familiares.
A Escola de Peniche concebeu também uma plataforma informática para visualizar este produto e fazer marcações de viagens. Cabe agora às empresas locais terem vontade para avançarem com o projecto.
Os investigadores acreditam que o projecto, se for agarrado, poderá trazer mais-valias para a economia local, criar postos de trabalho, e inclusive dar oportunidades de emprego a pescadores que possam explicar esta arte e falar das suas experiências de vida aos turistas.
Os investigadores gostavam que algumas empresas marítimo-turísticas pudessem avançar com o projecto já este verão.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...