Um grupo de investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche avançou com um estudo-piloto onde demonstram que a pesca da sardinha pode tornar-se uma rota turística. O projecto Fish Tour quer levar os turistas a verificarem como se faz esta pesca tradicional.
Pode a pesca da sardinha tornar-se uma atracção turística? O grupo de Investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche acredita que sim.
João Costa, o coordenador do projecto Fish Tour salienta que o objectivo é aliar a tradição e a cultura de Peniche, muito ligada à pesca do cerco, e torná-la num produto turístico.
A ideia é convencer as empresas que se dedicam aos passeios turísticos de barco no mar de Peniche que transportar turistas para verem "in loco" a pesca da sardinha poderá trazer valor económico.
A experiência já foi realizada com um grupo de turistas maioritariamente estrangeiros e da parte dos pescadores tiveram uma recepção calorosa.
Os turistas, por seu lado, deixaram claro neste estudo que repetiriam a viagem e a recomendariam a amigos e familiares.
A Escola de Peniche concebeu também uma plataforma informática para visualizar este produto e fazer marcações de viagens. Cabe agora às empresas locais terem vontade para avançarem com o projecto.
Os investigadores acreditam que o projecto, se for agarrado, poderá trazer mais-valias para a economia local, criar postos de trabalho, e inclusive dar oportunidades de emprego a pescadores que possam explicar esta arte e falar das suas experiências de vida aos turistas.
Os investigadores gostavam que algumas empresas marítimo-turísticas pudessem avançar com o projecto já este verão.
Fonte: TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário