quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Tubarão branco de cinco metros obriga a encerramento de praias


Nadadores salvadores dizem que é o maior tubarão que já viram em Newcastle, na Austrália. Autoridades consideram animal "uma verdadeira ameaça". Haverá ainda um segundo tubarão na zona.
Um tubarão branco com cerca de cinco metros está a obrigar as autoridades australianas a manter encerradas as praias de Newcastle, a cerca de 160 quilómetros a norte de Sydney, há já cinco dias. Os nadadores salvadores da zona afirmam que nunca viram um tubarão tão grande e todas as medidas de precaução foram activadas para garantir que não há qualquer ataque.
Um surfista encontrou um golfinho morto que aparenta ter sido mordido. "Faltava-lhe parte da sua cauda. As pessoas ouvem sobre o tubarão branco, mas continuam a ir para o mar. Isto demonstra que pode acontecer a qualquer um", salientou Craig Hollier, citado pelo Herald. Os nadadores salvadores estão a trabalhar até mais tarde para garantir que ninguém entra na água e que todos são informados da situação.
O inspector Scott Hammerton explicou que o animal aproximou-se de uma lancha da polícia e foi depois para a zona onde normalmente estão os surfistas, o que levou a que de imediato fossem proibidas todas as actividades com prancha. Hammerton acrescentou que os vários relatos que têm chegado às autoridades permitem concluir que serão dois os tubarões a nadar perto da costa. As praias só serão reabertas quando não houver qualquer avistamento durante 24 horas.
A estimativa aponta para que um dos tubarões tenha cerca de cinco metros de comprimento e pesará 1700 quilos (um tubarão adulto poderá ultrapassar os seis metros). O animal está a ser encarado como "uma verdadeira ameaça".
Scott Hammerton referiu ainda que até sábado, altura em que o tubarão foi visto pela primeira vez, as praias de Newcastle estavam a receber o maior número de turistas dos últimos 15 anos.
Os ataques de tubarões, alguns fatais, têm aumentado na Austrália. Só em Dezembro, dois jovens foram mortos. No ano passado chegou mesmo a ser autorizada uma "caça ao tubarão", medida que era vista como forma de diminuir os ataques. Ambientalistas contestaram este plano, questionando se realmente seria a solução. A medida consistia em matar todos os tubarões brancos, tigres e touros (considerados os mais perigosos) com mais de três metros de comprimento. Entre Janeiro e Abril de 2014 foram apanhados 172 tubarões, 68 dos quais foram mortos. O Governo do estado da Austrália Ocidental pretendia prolongar a medida por mais três anos, mas uma recomendação negativa da agência de protecção ambiental, que o governo optou por não contestar, levou ao fim do plano. No entanto, há uma excepção: caso se verifique perigo iminente para as pessoas, um tubarão poderá ser morto.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Submarino português atinge feito histórico ao chegar à Gronelândia.

O NRP Arpão atracou em Nuuk, capital da Gronelândia, após 22 dias de patrulha ao serviço da Nato na operação "Brilliant Shield", t...