terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Porto de Sines bate novo recorde nos contentores com subida de 32%


A movimentação de contentores no porto de Sines atingiu um total de 1.227.694 TEUS (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), o que representou uma subida de 31,86% face a 2013, apurou o Diário Económico junto de fonte oficial da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
Desta forma, o porto alentejano cimentou a sua liderança na movimentação de contentores no sector portuário nacional. O segundo maior porto nesta matéria foi o de Leixões, que também registou em 2014 um novo máximo, de 667 mil TEU, o que corresponde a um crescimento de 6,5% face ao ano anterior. 

O porto de Leixões obteve ainda um aumento de 5,3% nas mercadorias movimentadas, encerrando o ano passado com um novo máximo histórico de 18,1 milhões de toneladas. 

A APDL - Administração dos Portos do Douro e de Leixões destaca, num comunicado, que em 2014 todos os segmentos de carga cresceram, sublinhando os aumentos na carga geral fraccionada (+14%), nos granéis sólidos (+10,9%) e na carga ‘ro-ro' (embarque e desembarque de automóveis), que viu o seu volume aumentar para mais do quíntuplo do ano anterior. 

A APDL sublinha ainda que as exportações cresceram 6,7% face ao ano anterior, alcançando 5,8 milhões de toneladas, assumindo-se como principais destinos das exportações Angola, Reino Unido, Argélia, Marrocos e EUA, de um conjunto de 181 países-destino para onde são exportadas mercadorias a partir de Leixões. 
Os principais produtos exportados pelo porto de Leixões no ano passado foram produtos refinados e aromáticos, ferro/aço, papel e cartão, paralelepípedos, bebidas, azulejos e mosaicos e máquinas.
Outro porto que divulgou hoje os seus dados de movimentação de mercadorias relativamente ao ano passado foi o de Setúbal, que exportou 5,2 milhões de toneladas de mercadorias em 2014, correspondendo a 67% do total movimentado relativamente à carga internacional, que atingiu 7,7 milhões de toneladas, depois de excluído o movimento de e para os portos nacionais.
A APSS - Administração dos portos de Setúbal e de Sesimbra, destaca a diversificação dos destinos das mercadorias, com 1,3 milhões de toneladas exportadas para a União Europeia, um crescimento superior a 25% face a 2013; e com 3,9 milhões de toneladas exportadas para países terceiros, um crescimento de 19,5% em relação ao mesmo período.
A APSS entende que para este facto contribuiu o aumento generalizado, em 2014, do movimento de quase todos os modos de acondicionamento, face a 2013: granéis sólidos, com 2,8 milhões de toneladas, mais 14%; carga geral, com 3,7 milhões de toneladas, mais 20%; ‘ro-on ro-off, com 149 mil unidades, mais 19,5%; e contentores, com 103,5 mil TEU, mais 46,8%.
Nas mercadorias exportadas pelo porto de Setúbal, liderou o cimento, com 1,9 milhões de toneladas; seguido dos produtos metalúrgicos, com 1,3 milhões de toneladas; do clínquer, com 1,1 milhões de toneladas; dos adubos, com 504 mil toneladas; dos minérios, com 443 mil toneladas; da madeira, com 400 mil toneladas; e do papel, com 308 mil toneladas. 

O Económico apurou ainda que o porto de Aveiro (que inclui o da Figueira da Foz) também fechou o ano passado com recordes históricos. Já no porto de Lisboa, poderá ter havido uma quebra, em grande parte originada pela retracção ocorrida na movimentação de contentores.
Fonte: Diário Económico 

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...