sábado, 27 de dezembro de 2014

.Portugal assina acordos de cooperação para facilitar chegada de produtos ao porto de Xangai


Portugal assinou, na passada sexta-feira em Xangai dois acordos de cooperação com entidades locais de logística e transportes para "melhorar o acesso" de produtos portugueses ao maior porto da China.

"O objectivo é facilitar a vida dos nossos exportadores para a China, nomeadamente no sector agroalimentar", disse à agência Lusa o administrador da AICEP (Agência para a Promoção do Investimento e Comércio Externo de Portugal), Pedro Ortigão Correia, que subscreveu os referidos acordos.

Sede de um município com cerca de 25 milhões de habitantes, Xangai é considerada a "capital económica da China" e uma das cidades mais cosmopolitas do país, juntamente com Hong Kong.

Os cossignatários dos dois acordos assinados pela AICEP foram o Centro de Logística de Transportes Marítimos do Porto de Xangai e a Associação de Transportes Marítimos Internacionais de Xangai.

Durante a sua deslocação a Xangai, o responsável da AICEP contactou também com um "grande importador e distribuidor chinês de produtos agroalimentares" estabelecido na nova Zona de Comércio Livre da cidade.

A partir de 2015, numa parceria que envolve a Sonae e a Portugal Foods, haverá naquela Zona de Comércio Livre uma "Loja de Portugal", onde estarão expostos em permanência produtos portugueses, anunciou Ortigão Correia.

"Em todas as nossas conversas (com empresários ou entidades chinesas) procuramos posicionar Portugal como um país produtores de artigos 'gourmet' de grande qualidade", disse o administrador da AICEP.

Vinhos, azeites, conservas, bolachas, sumos, chocolates, cafés e águas são alguns dos produtos agroalimentares portugueses já à venda na China, e já há mais de trinta empresas portuguesas certificadas para exportar lacticínios  para aquele país.

Em 2013, as vendas de produtos agroalimentares portugueses para a China continental subiram para 29 milhões de euros, 14,4 milhões dos quais referentes aos vinhos, que aumentaram sete vezes em apenas quatro anos, estima a AICEP.

Fonte: Cargo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...