segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Prelude: o maior navio do mundo [em vídeo]


O Prelude vai ser o maior navio do mundo. Serão 488 metros de barco. Terá mais de comprimento do que a Torre Eiffel tem de altura. O mesmo é verdade para o Empire State Building de Nova Iorque. Vai ser uma fábrica sobre as águas.
Ainda está no estaleiro. Este gigante chamado Prelude ainda está a ser construido. Um monstro marinho em gestação na Samsung Heavy Industries, na Ilha Geoje, na Coreia do Sul. E se o navio é gigantesco seja qual for o prisma pelo qual o observarmos, o mesmo acontece com o estaleiro onde está a ser montado que é um dos maiores do mundo. Só ali trabalham trinta mil pessoas.
O Prelude vai trabalhar com gás mas não é por isso que é inovador. Até agora, o gás captado no fundo dos oceanos tem sido canalizado para terra firme e só depois é liquefeito. Normalmente, isso obriga à construção de uma grande estrutura para transformar o gás e arrefece-lo para que se torne um líquido. Nesse estado, o gás torna-se 600 vezes menor em volume e, portanto, é muito mais fácil de transportar através de um navio. Ora, com o Prelude, vai ser desnecessário levar o gás para terra. O barco-fábrica tem a bordo um sistema que transforma o gás em líquido.
Quando estiver operacional, e durante os vinte e cinco anos seguintes, prevê-se que o Prelude fique a trabalhar ao largo da costa australiana. O maior barco do mundo vai trabalhar sobre um campo de gás e vai não só servir de fábrica de transportação, mas também de plataforma de distribuição de gás líquido, para que os outros navios o transportem para outras paragens.
Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Presença de de Mega-Iates cresce nos Portos da Madeira.

A chegada do Gelliceaux, o terceiro iate que hoje acostou no Porto do Funchal, fazendo companhia ao Melek que chegou ontem de manhã, e o Ane...