sábado, 20 de dezembro de 2014

Porto de Sines homenageou Eugénio Borralho



A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) homenageou, o Dr. Eugénio Borralho, no âmbito das comemorações do Aniversário do Porto de Sines. Numa cerimónia em que esteve presente o Conselho de Administração da APS, presidido por João Franco, foi descerrada a placa toponímica que atribui o nome de Eugénio Borralho à via portuária de acesso ao Terminal XXI.
Eugénio Fialho Borralho, economista, foi presidente da APS de Outubro de 1993 a Maio de 2002, tendo já antes feito parte do Conselho de Administração da APS enquanto vogal. A sua intervenção na construção do actual porto de Sines foi marcante, tendo sido um dos principais impulsionadores do Terminal XXI enquanto autor da ideia, defensor do projecto e ainda como um dos responsáveis pela contratualização e execução do mesmo.
De acordo com João Franco “a importância do desempenho do Dr. Eugénio Borralho tinha de ser assinalada e celebrada pela APS. O seu sonho de ter um grande Terminal de Contentores em Sines tomou forma, ganhou sustentação e concretizou-se. Hoje somos o maior porto de carga a nível nacional, um dos quatro maiores da Península Ibérica, um dos vinte maiores da Europa e um dos cem maiores do mundo. Com esta distinção, encerramos os processos de homenagem àqueles que coordenaram as equipas que foram determinantes no lançamento das bases daquilo que é hoje o Porto de Sines”.
Por seu lado, Eugénio Borralho fez questão de lembrar que “em 1998 os recursos eram abundantes e só havia duas opções, fazer uma gestão tranquila e folgada ou pensar no futuro e no desenvolvimento do Porto, nomeadamente através da aposta nas áreas de carga geral e contentorizada. Como podem ver, optámos por avançar com o investimento nos terminais multipurpose e de contentores, hoje conhecidos por Terminal XXI e em 2003 tínhamos tudo praticamente fechado com a PSA para dar início à concessão do novo Terminal. Como digo sempre, o homem sonha, Deus quer e a obra realiza-se.”

Fonte: APP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mundo atravessa outro período de branqueamento de corais

O Mundo vive actualmente, pela segunda vez em dez anos, um episódio em massa de branqueamento de corais devido às temperaturas recordes dos ...