sábado, 20 de dezembro de 2014

Exploração do terminal do Barreiro será de 100 anos



A Administração do Porto de Lisboa (APL) elaborou um documento no qual define que o tempo de exploração do futuro terminal do Barreiro, por parte do operador privado que ganhe o concurso, deverá ser de 100 anos. Segundo o Diário Económico, que teve acesso ao documento, a administração portuária determina que "dado o carácter estruturante deste empreendimento e a sua longevidade, arbitra-se que a fase de exploração terá uma duração de cem anos (vida útil do TCB [Terminal de Contentores do Barreiro]), admitindo-se que a fase de exploração acompanhe aquele período". No estudo, a APL, para além de assumir como definitiva a escolha do Barreiro para a construção do novo terminal, refere que "tendo como base o estudo de mercado e de viabilidade económico-financeira do novo terminal de contentores, desenvolvidos pela AT Kearney (2013) para o porto de Lisboa, é expectável que, a médio prazo, a oferta actualmente existente não consiga fazer face à procura estimada", cita o mesmo jornal. Até porque, segundo o estudo, o porto de Lisboa deverá movimentar em 2048 um montante de 2,7 milhões de TEU.

Desta forma, a APL pondera ainda uma construção faseada deste terminal de contentores, salientando que "outra situação que deverá ser devidamente avaliada e ponderada nas alternativas do projecto será o faseamento construtivo do TCB, ou seja, se a construção do terrapleno deva ocorrer numa só fase ou em duas fases, acompanhando o crescimento da carga contentorizada".

Fonte: T e N / Miguel Ribeiro Pedras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...