sábado, 20 de dezembro de 2014

Cristas desafia investigadores a afirmarem Portugal como "um País de Mar"


A "Semana Azul" irá decorrer entre 3 e 6 de Junho de 2015

A ministra da Agricultura desafiou jovens investigadores do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto a contribuírem para "afirmar Portugal como um país de mar" apresentando os seus projectos na“Semana Azul” que em 2015 decorrerá em Lisboa.

“O desafio que vos faço é que estejam na ‘Semana Azul’ para, precisamente, mostrar como estamos na frente em várias áreas e para nos afirmarmos como um país de mar, que aposta na investigação e na ligação às universidades”, afirmou Assunção Cristas durante uma visita ao UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

A "Semana Azul" irá decorrer entre 3 e 6 de Junho de 2015, dias em que Lisboa será "a capital mundial do oceano", segundo a ministra da Agricultura, que em Julho já tinha apresentado a iniciativa aos seus homólogos europeus.

Segundo a governante, o evento prevê uma reunião de ministros do Mar “que nunca aconteceu a nível mundial”, para além de uma “feira dedicada às várias actividades económicas do mar, com uma forte componente de ‘start ups’, e a 3.ª edição da conferência mundial World Ocean Summit, organizada pela revista Economist e que reunirá especialistas, cientistas, decisores do mundo dos negócios, de organizações não-governamentais e de governos para debater a "transição de uma economia convencional do oceano para uma nova economia azul".

Segundo salientou Assunção Cristas, o evento é uma oportunidade para Portugal “ser ouvido e reconhecido” na área da economia do mar, onde o país já possui uma longa tradição e, por isso, “é mais fácil passar a mensagem”.

É que, sustentou, “não basta estudar e investigar, é preciso transferir [estes conhecimentos] para o mercado”.

Durante a visita ao UPTEC, a ministra da Agricultura e do Mar ficou a par de algumas das inovações tecnológicas para as actividades agrícola e marítima desenvolvidas por alunos da Universidade do Porto, entre as quais veículos submarinos e aéreos não tripulados, sistemas informáticos de detecção de incêndios, ‘drones’ salva-vidas para as praias portuguesas ou sensores de monitorização remota de plantações agrícolas.

Fonte: Ionline com Lusa
Foto: Inácio Rosa - Lusa

A "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Irão liberta uma tripulante indiana do navio com bandeira portuguesa

O MNE - Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano anunciou hoje, a libertação de um dos tripulantes do MSC Aries, o navio que navega com ...