Portugal está novamente nas bocas do Mundo graças ao surf e à qualidade das suas ondas, desta vez numa lista elaborada pela estação televisiva norte-americana CNN.
Numa lista recentemente publicada, a estação noticiosa escolheu os 50 melhores spots do Mundo para fazer surf e optou por duas ondas portuguesas que, habitualmente, não constam deste tipo de lista, que por si só são bastantes subjectivas. Ainda assim surge no 34º lugar a Pedra Branca na Ericeira e, em 31º lugar, a Carrapateira, no litoral alentejano.
Sobre a Pedra Branca, a CNN escreve que é, talvez, "uma das melhores ondas europeias", numa vila que deixou de se dedicar à pesca "e se tornou numa vila de surf". Já sobre a Carrapateira, diz a cadeia norte-americana que é uma onda que "pode chegar aos três metros durante a maré cheia", sendo uma esquerda que, habitualmente, está deserta.
A liderar a lista aparece, como é hábito, Pipeline, no Havaí, seguida de Jeffrey's Bay, na África do Sul, em segundo lugar e Teahupoo, no Tahiti, a fechar o pódio em terceiro lugar.
A lista da CNN é bastante ecléctica, contendo spots de ondas pequenas (Malibu) e grandes (Mavericks), artificiais (a piscina de ondas do Dubai) e, até, de rio (Eisenbach, Munique).
Vê a lista completa em http://edition.cnn.com/2013/06/30/travel/50-surf-spots.
Fonte: SurF Portugal
Foto: Ricardo Bravo
Sem comentários:
Enviar um comentário